Minha Casa - Pintura
O objetivo dessa atividade educativa “Minha Casa - Pintura” para a educação infantil, é trabalhar com as crianças o tema “Casa / Moradia”, mostrando os diferentes tipos de moradias existentes e respeitando a diferença entre eles, além de incentivar que a criança reconheça a sua casa como um importante espaço de convivência e integração familiar, onde, mais do que uma construção feita para morar, a casa também é sinônimo de proteção, amor e segurança. O trabalho com essa atividade também permite o incentivo à leitura, contribui para o desenvolvimento de habilidades como percepção visual, expressão artística e motricidade.
Sugestões de Trabalho
- Inicie a aula com uma música. Coloque o vídeo “ A Casa – Vinícius de Morais” para as crianças e depois leia a letra da música " A Casa ” na íntegra para elas. Converse sobre a música. Pergunte como é a casa delas. Qual o lugar da casa que elas mais gostam. O que elas mais gostam de fazer em sua casa, etc.
- Explique para as crianças que existem vários tipos de casa em todo o mundo. Algumas são feitas de gelo como os iglus, outras de palha como as ocas, outras de argila, de barro, de tijolos, de tecidos....as moradias podem ser feitas de diferentes materiais e também em diferentes lugares do mundo, mas todas são importantes como abrigo e oferecem proteção, segurança e amor para quem mora lá. Cada um mora como pode! E infelizmente, algumas pessoas nem tem onde morar. Importante destacar que os animais também têm casas e comentar os tipos de casa dos animais e que muitos deles constroem sua própria casa, como as abelhas, o pássaro João de Barro etc.
- Faça um jogo de adivinha com as crianças. O que é, o que é? Qual animal que sempre leva sua casa nas costas? Espere pela resposta das crianças. Resposta: o Caracol. Aproveite o momento o leia para as crianças se for possível, o livro “O Caracol – editora ática – autores: Mary e Eliardo França. Leia também se puder, a história dos três porquinhos e depois converse com as crianças sobre as casinhas que aparecem na história.
- Entregue a atividade pedagógica impressa na folha para as crianças. Leia para as crianças a letra da música “A Casa” e converse com as crianças sobre os diferentes tipos de casa e a importância de uma moradia na vida da pessoa. Peça para as crianças falarem sobre suas casas e depois, incentive as crianças a colorirem a casa impressa na folha. Diga que elas poderão usar tinta guache, giz de cera e poderão até decorar colando bolinhas de papel colorido se desejarem. A ordem é soltar a imaginação e construir uma casa muito linda! Fique à disposição para ajudar e estimular as crianças durante a atividade. Quando terminarem, peça para as crianças apresentarem sua casa e falarem um pouquinho sobre ela.
- Entregue massinhas de modelar e peça para cada criança fazer uma casa de massinha. Depois de terminada a escultura, a criança deverá falar sobre sua casa e escolher um amiguinho para presentear, convidando-o para conhecer sua casa.
BNCC - Base Nacional Comum Curricular
CÓDIGO | CAMPOS DE EXPERIÊNCIA | OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO |
---|---|---|
EI01TS02 | Traços, Sons, Cores e Formas | Traçar marcas gráficas, em diferentes suportes, usando instrumentos riscantes e tintas. |
EI02EO04 | O eu, o outro e o nós | Comunicar-se com os colegas e os adultos, buscando compreendê-los e fazendo-se compreender. |
EI02EO06 | O eu, o outro e o nós | Respeitar regras básicas de convívio social nas interações e brincadeiras. |
EI02CG05 | Corpo, Gestos e Movimentos | Desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle para desenhar, pintar, rasgar, folhear, entre outros. |
EI02TS03 | Traços, Sons, Cores e Formas | Utilizar diferentes fontes sonoras disponíveis no ambiente em brincadeiras cantadas, canções, músicas e melodias. |
EI02EF01 | Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação | Dialogar com crianças e adultos, expressando seus desejos, necessidades, sentimentos e opiniões. |
EI02EF03 | Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação | Demonstrar interesse e atenção ao ouvir a leitura de histórias e outros textos, diferenciando escrita de ilustrações, e acompanhando, com orientação do adulto- -leitor, a direção da leitura (de cima para baixo, da esquerda para a direita). |
EI02EF09 | Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação | Manusear diferentes instrumentos e suportes de escrita para desenhar, traçar letras e outros sinais gráficos. |
EI02ET01 | Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações | Explorar e descrever semelhanças e diferenças entre as características e propriedades dos objetos (textura, massa, tamanho). |
Eixos de Trabalho
EIXO | DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO |
---|---|
Movimento | Aperfeiçoamento dos gestos relacionados com a preensão, o encaixe, o traçado no desenho, o lançamento etc., por meio da experimentação e utilização de suas habilidades manuais em diversas situações cotidianas. |
Música | Escuta de obras musicais variadas. |
Artes Visuais | Exploração e manipulação de materiais, como lápis e pincéis de diferentes texturas e espessuras, brochas, carvão, carimbo etc.; de meios, como tintas, água, areia, terra, argila etc.; e de variados suportes gráficos, como jornal, papel, papelão, parede, chão, caixas, madeiras etc. |
Artes Visuais | Criação de desenhos, pinturas, colagens, modelagens a partir de seu próprio repertório e da utilização dos elementos da linguagem das Artes Visuais: ponto, linha, forma, cor, volume, espaço, textura etc. |
Artes Visuais | Exploração e utilização de alguns procedimentos necessários para desenhar, pintar, modelar etc. |
Artes Visuais | Valorização de suas próprias produções, das de outras crianças e da produção de arte em geral. |
Artes Visuais | Leitura de obras de arte a partir da observação, narração, descrição e interpretação de imagens e objetos. |
Linguagem oral e Escrita | Uso da linguagem oral para conversar, comunicar-se, relatar suas vivências e expressar desejos, vontades, necessidades e sentimentos, nas diversas situações de interação presentes no cotidiano. |
Linguagem oral e Escrita | Valorização da leitura como fonte de prazer e entretenimento. |
Natureza e Sociedade | Conhecimento de modos de ser, viver e trabalhar de alguns grupos sociais do presente e do passado. |