+


A Letra “J” Cursiva - Caligrafia

Na educação infantil aprender as letras do nosso alfabeto marca o início da alfabetização. No início, geralmente a criança aprende as letras no formato de letra bastão (de forma) e depois aprende o formato de letra cursiva. Esses aprendizados são de fundamental importância para o desenvolvimento cognitivo das crianças, pois elas aprendem fazer conexões entre os diferentes tipos de ortografia de cada letra e vão com isso, conseguindo se comunicar melhor e desenvolvendo a motricidade fina e a grafia. Essa atividade pedagógica “A Letra “J” Cursiva – Caligrafia” promove o ensino e o treino da caligrafia das crianças, mais especificamente da letra “J”, além de desenvolver habilidades como o pensamento e o raciocínio lógico através do jogo de adivinhação, e também a inclusão através do ensino da letra “J” em libras.

A Letra “J” Cursiva - Caligrafia - atividade educativa para Pré-Escola (4 e 5 anos)

Sugestões de Trabalho

  • Inicie a aula informando para as crianças que hoje aprenderemos a grafia da letra “J” no formato de letra cursiva maiúscula e minúscula. Escreva na lousa a letra “J” no formato de letra cursiva maiúscula e depois escreva a letra “j” no formato de letra cursiva minúscula”. Peça para as crianças escreverem na letra “j” na lousa. Deixe que todas participem.
  • Para ilustrar sua explicação mostre o vídeo Letra Cursiva” para as crianças. Debata com elas sobre a letra “j” que apareceu no vídeo. Faça uma pausa no vídeo na parte da letra “J”. Entregue uma folha de papel sulfite em branco e peça para elas escreverem a letra “J” da mesma maneira que o vídeo mostrou: no formato de letra cursiva maiúscula e minúscula.
  • Incentive as crianças falarem, uma de cada vez, palavras que começam com a letra “j”. Vá anotando na lousa todas as palavras que forem faladas no formato de letra cursiva. Depois, peça para cada criança ir até a lousa e circular a letra “j” que encontrar em cada palavra. As crianças deverão ir até a lousa uma de cada vez, e cada uma circulará uma palavra. Ajude as crianças que apresentarem dificuldades ou não conseguirem cumprir a tarefa. Certifique-se de que toda criança participe da atividade.
  • Faça a dinâmica “Atenção! Concentração” com as crianças. Sentadas em roda, o(a) educador(a) começa cantando: “Atenção (bata 3 palmas), Concentração (bata três palmas), Vai começar (bata 3 palmas), A brincadeira (bata três palmas), Das letras (bata 3 palmas), do Alfabeto (bata três palmas), Letra j (bata três palmas),” Nesse momento o(a) educador(a) fala uma palavra com “j”, bate três palmas e passa a vez para a criança ao lado que também deverá falar uma palavra com “j” e bater três palmas e passar para o colega do lado e assim até não encontrarem mais palavras. Exemplo da brincadeira completa: “Atenção (bata 3 palmas), Concentração (bata três palmas), Vai começar (bata 3 palmas), A brincadeira (bata três palmas), Das letras (bata 3 palmas), do Alfabeto (bata três palmas), Letra “j” (bata três palmas), janela (bata 3 palmas), jaula (bata três palmas), jaboti (bata três palmas), justiça (bata 3 palmas), jiboia (bata três palmas), joelho (bata três palmas) etc.”
  • Distribua para as crianças a atividade pedagógica proposta na folha. Leia e explique o que deve ser feito em voz alta para as crianças. Faça a adivinha com as crianças: “O que é? O que é? Qual a primeira coisa que se coloca no jardim? Escreva na lousa, no formato de letra cursiva, a palavra “Jardim” no formato de letra cursiva, e grife a letra “j” para as crianças visualizarem a resposta. Depois disso, ensine para as crianças que na folha da atividade pedagógica temos vários formatos de escrita da letra “j”. Mostre a letra bastão do enunciado, mostre a letra cursiva maiúscula e minúscula na atividade e mostre também a letra “j” em libras que é a língua de sinais. Ensine o movimento da mão que sinaliza a letra “j” e peça para as crianças fazerem junto com você. Explique que muitas pessoas se comunicam assim. Explique sobre inclusão e respeito. Depois, peça para as crianças contornarem o pontilhado da letra “j” no formato de letra cursiva maiúscula e minúscula e completarem a linha e
  • Promova a construção de um “ Alfabeto de Parede” no formato de letra cursiva maiúscula e minúscula para decorar a sala de aula. Agora é a vez de confeccionarem a letra “J”.

BNCC - Base Nacional Comum Curricular


CÓDIGO CAMPOS DE EXPERIÊNCIA OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO
EI03EO01 O eu, o outro e o nós Demonstrar empatia pelos outros, percebendo que as pessoas têm diferentes sentimentos, necessidades e maneiras de pensar e agir.
EI03CG05 Corpo, Gestos e Movimentos Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas.
EI03EF01 Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão.
EI03EF06 Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação Produzir suas próprias histórias orais e escritas (escrita espontânea), em situações com função social significativa.
EI03EF09 Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação Levantar hipóteses em relação à linguagem escrita, realizando registros de palavras e textos, por meio de escrita espontânea.

Eixos de Trabalho


EIXO DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO
Movimento Aperfeiçoamento dos gestos relacionados com a preensão, o encaixe, o traçado no desenho, o lançamento etc., por meio da experimentação e utilização de suas habilidades manuais em diversas situações cotidianas.
Artes Visuais Exploração e reconhecimento de diferentes movimentos gestuais, visando a produção de marcas gráficas.
Linguagem oral e Escrita Uso da linguagem oral para conversar, comunicar-se, relatar suas vivências e expressar desejos, vontades, necessidades e sentimentos, nas diversas situações de interação presentes no cotidiano.
Linguagem oral e Escrita Participação em situações cotidianas nas quais se faz necessário o uso da leitura e da escrita.
Linguagem oral e Escrita Participação em situações cotidianas nas quais se faz necessário o uso da escrita.
Linguagem oral e Escrita Prática de escrita de próprio punho, utilizando o conhecimento de que dispõe, no momento, sobre o sistema de escrita em língua materna.
Natureza e Sociedade Conhecimento de modos de ser, viver e trabalhar de alguns grupos sociais do presente e do passado.

Comentários

X