A Letra “N” Cursiva - Caligrafia
Recomendado para: Pré-Escola (4 e 5 anos) | Eixos:
Escrita - Coordenação Motora - Letras - Leitura - Alfabeto - Fonética -
A proposta dessa atividade pedagógica “A Letra “N” Cursiva – Caligrafia” é ensinar a forma de escrita cursiva da letra “N”, em seu formato maiúscula e minúscula, para as crianças, e treinar a caligrafia dessa letra. Trabalhar com essa atividade, possibilita além do treino e o conhecimento da letra cursiva, o desenvolvimento neuro-motor- cognitivo da criança e o aperfeiçoamento de suas habilidades grafo-motoras. Há pesquisas que demonstram que a criança que escreve bem tem mais facilidade para leitura e vice-versa, por isso, mesmo vivendo no mundo digital, é de extrema importância a escrita à mão para o aprendizado das crianças.
Sugestões de Trabalho
- Para dar início a aula, apresente esse vídeo para as crianças: “ Alfabeto Cursivo ”. Depois de assistirem ao vídeo, fale com as crianças sobre as letras do alfabeto que apareceram no vídeo e ensine que todas as letras estavam grafadas no formato cursivo de escrita. Informe que hoje treinaremos a letra “N”.
- Ensine para as crianças a letra “N” no formato de letra cursiva. Escreva na lousa a letra “N” no formato cursiva e ensine os conceitos de maiúscula e minúscula para as crianças. Explique que a letra maiúscula deve ser usada no começo da frase ou em nomes próprios, e no restante das palavras deve ser usada a letra minúscula. Fale que é muito importante aprender e treinar as várias formas de escrita das letras pois além de ficarmos com uma letra bem bonita, também desenvolvemos várias habilidades motoras, sensoriais e neuro cognitivas fundamentais para o nosso desenvolvimento.
- Faça alguns exercícios de ergonomografia com as crianças. Se você tiver um aparelho de Orthogiro melhor, se não tiver, você pode criar um improvisado juntamente com as crianças. Pegue três palitos de sorvete, coloque um na vertical e cole dois sobre ele na horizontal. Assim, ficará improvisado um Orthogiro. Depois, você poderá orientar as crianças a pegar com as pontas dos dedos de cada mão, as pontas do Orthogiro e então girar para dentro e depois para fora com movimentos leves. Deixaremos aqui no Video Orthogiro” um tutorial para entender melhor como fazer esse exercício. Outro exercício interessante é esticar os braços para frente e abrir bem as mãos separando bem os dedos e depois fechar. Abrindo e fechando em intervalos de 3 segundos. Girar as mãos para a esquerda e para a direita, para dentro e para fora. Com esses exercícios, as crianças poderão aquecer e alongar a musculatura dos dedos e mãos o que faci
- Entregue para as crianças uma folha branca, sem linhas, e massinha de modelar e oriente para elas modelarem a massinha no formato cursivo da letra “N” maiúscula e minúscula. Fique à disposição das crianças para ajudá-las no molde se necessário.
- Entregue para as crianças a atividade educativa proposta na folha. Brinque de “O que é, o que é?” com as crianças. “O que é, o que é?” É grande na Noruega e pequena na natureza? e espere pela resposta das crianças. Escreva na lousa as palavras “Noruega” e “natureza” dando destaque para a letra “N” para ajudar as crianças acharem a resposta. Ensine que na folha temos a letra “N” no formato cursiva maiúscula e minúscula, e temos também a letra “N” em libras que é a língua de sinais. Ensine a letra “N” em libras para as crianças e faça o movimento das mãos da letra “N” em libras com as crianças. Em seguida, peça para as crianças passarem o dedo sobre o pontilhado da letra “N” cursiva e, depois, explique que elas deverão contornar o pontilhado com lápis, canetinha ou giz de cera. Feito isso, as crianças deverão continuar as linhas, fazendo as letras sozinhas até o final, mesmo sem contorno. Ensine o movimento das letras para as crianças. Ajude-as se necessário.
- Se você está fazendo com as crianças um “ Alfabeto de Parede” no formato de letra cursiva para decorar a sala de aula, agora é a vez de fazer a letra “N”.
BNCC - Base Nacional Comum Curricular
CÓDIGO |
CAMPOS DE EXPERIÊNCIA |
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO |
EI03EO01 | O eu, o outro e o nós | Demonstrar empatia pelos outros, percebendo que as pessoas têm diferentes sentimentos, necessidades e maneiras de pensar e agir. |
EI03CG05 | Corpo, Gestos e Movimentos | Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas. |
EI03EF07 | Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação | Levantar hipóteses sobre gêneros textuais veiculados em portadores conhecidos, recorrendo a estratégias de observação gráfica e/ou de leitura. |
EI03EF09 | Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação | Levantar hipóteses em relação à linguagem escrita, realizando registros de palavras e textos, por meio de escrita espontânea. |
Eixos de Trabalho
EIXO |
DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO |
Movimento | Aperfeiçoamento dos gestos relacionados com a preensão, o encaixe, o traçado no desenho, o lançamento etc., por meio da experimentação e utilização de suas habilidades manuais em diversas situações cotidianas. |
Artes Visuais | Exploração e reconhecimento de diferentes movimentos gestuais, visando a produção de marcas gráficas. |
Linguagem oral e Escrita | Uso da linguagem oral para conversar, comunicar-se, relatar suas vivências e expressar desejos, vontades, necessidades e sentimentos, nas diversas situações de interação presentes no cotidiano. |
Linguagem oral e Escrita | Participação em situações cotidianas nas quais se faz necessário o uso da escrita. |
Linguagem oral e Escrita | Prática de escrita de próprio punho, utilizando o conhecimento de que dispõe, no momento, sobre o sistema de escrita em língua materna. |
Natureza e Sociedade | Participação em atividades que envolvam histórias, brincadeiras, jogos e canções que digam respeito às tradições culturais de sua comunidade e de outros grupos. |
Natureza e Sociedade | Conhecimento de modos de ser, viver e trabalhar de alguns grupos sociais do presente e do passado. |