A Letra “Q” Cursiva - Caligrafia
Recomendado para: Pré-Escola (4 e 5 anos) | Eixos:
Escrita - Coordenação Motora - Letras - Leitura - Alfabeto -
Ler e escrever são habilidades desenvolvidas já na infância. A boa grafia, facilita a comunicação e consequentemente, a alfabetização da criança. Por isso é muito importante que a criança aprenda e treine a grafia das letras, em seus mais diversos formatos. Esse treino permite o desenvolvimento neuro cognitivo das crianças, ao mesmo tempo que estimula habilidades de atenção, motricidade, habilidades leitoras, entre outras. Nesta atividade pedagógica da letra “Q” cursiva, trabalharemos o ensino e o treino da letra “Q”, e ao mesmo tempo, faremos jogos de adivinhação e falaremos também um pouco sobre língua de sinais. Tudo isso de maneira lúdica e muito divertida!
Sugestões de Trabalho
- Mostre para as crianças a letra “Q” no formato de letra cursiva. Escreva na lousa com letra cursiva a letra “Q” no formato cursiva maiúscula e a letra “q” no formato cursiva minúscula e ensine esses conceitos para as crianças. Ensine quando usar a letra maiúscula (no começo da frase ou em nomes próprios) e quando usar a letra minúscula. Explique que é muito importante aprender e treinar as várias grafias das letras pois além de deixar a letra mais bonita, também desenvolve várias habilidades motoras, sensoriais e neuro cognitivas muito importantes para o desenvolvimento de toda criança.
- Peça para as crianças fazerem a letra “Q” no formato cursiva maiúscula com o dedinho no ar. Repita o procedimento com a letra “q” no formato cursiva minúscula. Mostre para as crianças o movimento da letra. Faça junto com as crianças e depois peça para cada criança fazer sozinha. Uma por vez. Pode pegar no dedinho delas e fazer o movimento da letra se necessário.
- Distribua uma folha branca, sem linhas, para as crianças e fale para elas fazerem a letra “Q” no formato de letra cursiva maiúscula e minúscula. Oriente o movimento da letra. Mais uma vez, pegue na mão da criança para ajudá-la na grafia se necessário.
- Faça jogos de adivinhação com as crianças. Pergunte: “O que é, o que é? Sou grande em Quênia e pequena no queijo?”. Resposta: a letra “Q” (pois a letra “Q” é maiúscula na grafia de Quênia, que é um país, e minúscula na grafia de queijo). Faça a adivinha e espere pela resposta das crianças. Vá dando dicas se necessário. Você pode escrever as palavras “Quênia” e “queijo” na lousa dando estaque para a letra “Q” para ajudá-las a visualizarem a resposta. Depois de revelada a resposta. Desenhe a letra “Q” na lousa, no formato cursiva, e convide as crianças para desenharem também.
- Distribua para as crianças a atividade educativa proposta na folha. Faça o “O que é, o que é?” com as crianças. “O que é, o que é?” Tem no quarto, no quadrado, no queijo e no quiabo? E espere pela resposta das crianças. Você pode escrever na lousa as palavras: quarto, quadrado, queijo e quiabo, no formato de letra cursiva e dando destaque a letra “Q” para facilitar a reposta para as crianças. Ensine que na folha temos a letra “Q” no formato cursiva maiúscula e a letra “q” no formato cursiva minúscula, e temos também a letra “Q” em libras que é a língua de sinais. Mostre a letra “Q” em libras para as crianças. Ensine o movimento das mãos da letra “Q” e faça com as crianças. Depois, peça para as crianças passarem o dedo sobre o pontilhado da letra “Q” cursiva e, em seguida, peça para elas contornarem o pontilhado com lápis ou giz de cera. Feito isso, as crianças deverão fazer as letras sozinhas, até completar a linha. Ensine o movimento das letras para as crianças. Ajude-as sempre que
- Se você está construindo com as crianças um “ Alfabeto de Parede” no formato de letra cursiva para decorar a sala de aula, agora é a vez de fazerem a letra “Q”.
BNCC - Base Nacional Comum Curricular
CÓDIGO |
CAMPOS DE EXPERIÊNCIA |
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO |
EI03CG05 | Corpo, Gestos e Movimentos | Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas. |
EI03EF09 | Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação | Levantar hipóteses em relação à linguagem escrita, realizando registros de palavras e textos, por meio de escrita espontânea. |
EI03ET04 | Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações | Registrar observações, manipulações e medidas, usando múltiplas linguagens (desenho, registro por números ou escrita espontânea), em diferentes suportes. |
Eixos de Trabalho
EIXO |
DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO |
Movimento | Aperfeiçoamento dos gestos relacionados com a preensão, o encaixe, o traçado no desenho, o lançamento etc., por meio da experimentação e utilização de suas habilidades manuais em diversas situações cotidianas. |
Artes Visuais | Exploração e reconhecimento de diferentes movimentos gestuais, visando a produção de marcas gráficas. |
Linguagem oral e Escrita | Participação em situações cotidianas nas quais se faz necessário o uso da leitura e da escrita. |
Linguagem oral e Escrita | Participação em situações cotidianas nas quais se faz necessário o uso da escrita. |
Linguagem oral e Escrita | Prática de escrita de próprio punho, utilizando o conhecimento de que dispõe, no momento, sobre o sistema de escrita em língua materna. |
Natureza e Sociedade | Participação em atividades que envolvam histórias, brincadeiras, jogos e canções que digam respeito às tradições culturais de sua comunidade e de outros grupos. |