+


O Número “6” – Caligrafia

A matemática na Educação Infantil deve ensinar à criança: conhecer, reconhecer, ler e escrever os números, além de interpretá-los e mobilizá-los. Nesse sentido, a atividade “O Número “6” – Caligrafia”, exercita além da grafia e do reconhecimento do número “6”, o raciocínio lógico, a percepção visual e habilidade de coordenação motora fina. Refere-se a uma atividade de letramento matemático que instiga a curiosidade e o entusiasmo das crianças, ao mesmo tempo que reforça os conteúdos matemáticos.

O Número “6” – Caligrafia - atividade educativa para Pré-Escola (4 e 5 anos)

Sugestões de Trabalho

  • Ensine para as crianças sobre o número “6”. Faça um desenho de paisagem na lousa e peça para as crianças desenharem seis flores e seis estrelas no desenho. Depois conte com as crianças para conferir a quantidade representada pelo número “6”.
  • Escreva na lousa o número “6” bem grande e ensine o movimento da grafia do número para as crianças. Mostre para as crianças a quantidade representada pelo número 6 e fale sobre a importância de escrever corretamente (e com uma letra bem bonita) o número, seja para entender o próprio número que escreveu ou se fazer entender por outros, pois isso fará muita diferença quando chegar a hora de efetuar as continhas. Portanto, o capricho é sempre muito importante!
  • Entregue para cada criança uma folha em branco e um giz de cera e oriente elas fazerem o número “6”. Vá passando de criança em criança para ajudá-las se necessário com o movimento correto do número e aproveite para parabenizar o trabalho delas. Depois que todas terminarem, peça para elas fazerem seis bolinhas ao lado do número ou em volta dele, para demonstrar a quantidade que o número “6” representa.
  • Peça para as crianças escreverem o número “6”com o dedinho no ar. Dessa maneira, elas vão assimilando o movimento da grafia do número.
  • Entregue para as crianças a atividade pedagógica “O Número 6 – Caligrafia” descrita na folha. Ensine para as crianças a escrita correta do número 6, mostrando o movimento correto da escrita do número para as crianças. Em seguida, peça para as crianças representarem a quantidade do número 6 levantando os dedos das mãos e pegando lápis de cor na quantidade solicitada. Mostre para as crianças o número 6 da folha. Oriente as crianças a contornarem com lápis todo número “6” que encontrarem na folha e depois fazerem mais número “6” até completarem a linha. Diga que é muito importante seguirem o movimento da escrita do número. Ajude-as se for necessário. Quando todas as crianças tiverem terminado essa parte da tarefa, proponha o desafio das caixas de ovos. Oriente-as a observarem as caixas de ovos abaixo e circularem a caixa que possui exatamente “6” ovos. Ajude-as com esse desafio, se necessário.
  • Utilize a música “ Cantiga Popular - a Galinha do Vizinho” para ensinar os números para as crianças. É sempre muito eficiente e animado aprender matemática de maneira lúdica, assim as crianças vão cantando e aprendendo!

BNCC - Base Nacional Comum Curricular


CÓDIGO CAMPOS DE EXPERIÊNCIA OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO
EI02ET08 Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações Registrar com números a quantidade de crianças (meninas e meninos, presentes e ausentes) e a quantidade de objetos da mesma natureza (bonecas, bolas, livros etc.).
EI03CG05 Corpo, Gestos e Movimentos Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas.
EI03EF09 Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação Levantar hipóteses em relação à linguagem escrita, realizando registros de palavras e textos, por meio de escrita espontânea.
EI03ET07 Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações Relacionar números às suas respectivas quantidades e identificar o antes, o depois e o entre em uma sequência.

Eixos de Trabalho


EIXO DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO
Movimento Aperfeiçoamento dos gestos relacionados com a preensão, o encaixe, o traçado no desenho, o lançamento etc., por meio da experimentação e utilização de suas habilidades manuais em diversas situações cotidianas.
Artes Visuais Exploração e reconhecimento de diferentes movimentos gestuais, visando a produção de marcas gráficas.
Linguagem oral e Escrita Participação em situações cotidianas nas quais se faz necessário o uso da leitura e da escrita.
Linguagem oral e Escrita Prática de escrita de próprio punho, utilizando o conhecimento de que dispõe, no momento, sobre o sistema de escrita em língua materna.
Matemática Utilização da contagem oral, de noções de quantidade, de tempo e de espaço em jogos, brincadeiras e músicas junto com o professor e nos diversos contextos nos quais as crianças reconheçam essa utilização como necessária.
Matemática Utilização de noções simples de cálculo mental como ferramenta para resolver problemas.
Matemática Identificação de números nos diferentes contextos em que se encontram.
Matemática Comparação de escritas numéricas, identificando algumas regularidades.

Comentários

X