Carimbando os Pés
O objetivo principal desta atividade educativa, voltada aos alunos da creche (0 a 3 anos), é explorar por meio de brincadeiras os elementos do próprio corpo. Além disso, esta atividade permite a manipulação de diferentes materiais, como tinta, areia e argila, proporcionado às crianças diferentes sensações táteis. Esta atividade com as marquinhas dos pés das crianças também pode ser adaptada para diversas outras ocasiões.
Sugestões de Trabalho
- Trabalhe com as crianças a cantiga "Pezinho". Organize-as em uma roda, todos em pé e de mãos dadas, e dancem fazendo os gestos conforme a música. Nos versos "Ai bota aqui, ai bota ali o seu pezinho" peça que as crianças coloquem o pé direito ou esquerdo no centro da roda e, depois, desloque-o para trás do corpo. Faça os movimentos junto com eles.
- Trabalhe também com a música "Bata Palmas", enfatizando os versos "bata o pé" e fazendo os gestos conforme a música.
- Apresente às crianças a atividade proposta na ficha: "Vamos carimbar o pezinho?". Passe tinta nos pés das crianças e oriente-as a carimbar o pé no quadro indicado na ficha.
- Em um espaço externo, espalhe areia no chão e oriente as crianças a ficarem descalças e deixarem pegadas na areia. Pergunte a elas qual a sensação que sentiram nos pés, por exemplo cócegas. Prepare também outros materiais como algodão, pluma, esponja macia etc e passe nos pezinhos, na palma das mãos e nos braços das crianças proporcionando-as diferentes sensações.
- Em placas de argila, peça que as crianças deixem as impressões das mãos e pés. Depois de secar você pode montar um painel com as placas.
- Se possível, prepare tapetes compostos de sementes, plástico bolha, botão, tecido e outros materiais. Disponha os tapetes de cada material um do lado do outro e oriente as crianças a andarem descalças sobre eles para que possam sentir as diferentes texturas. Pergunte qual tapete mais incomoda para andar e se atente às reações das crianças em cada tapete.
- Converse com as crianças e explique para elas que os nossos pés são fundamentais para o equilíbrio e sustentação do nosso corpo, quando estamos em pé. Explique sobre a importância dos cuidados com os pés, para que possamos realizar nossas atividades sem dores ou desconforto, e também a importância do uso de calçados apropriados, principalmente para proteger os pés durante as atividades físicas.
BNCC - Base Nacional Comum Curricular
CÓDIGO | CAMPOS DE EXPERIÊNCIA | OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO |
---|---|---|
EI01EO02 | O eu, o outro e o nós | Perceber as possibilidades e os limites de seu corpo nas brincadeiras e interações das quais participa. |
EI01EO05 | O eu, o outro e o nós | Reconhecer seu corpo e expressar suas sensações em momentos de alimentação, higiene, brincadeira e descanso. |
EI01EO06 | O eu, o outro e o nós | Interagir com outras crianças da mesma faixa etária e adultos, adaptando-se ao convívio social. |
EI01CG02 | Corpo, Gestos e Movimentos | Experimentar as possibilidades corporais nas brincadeiras e interações em ambientes acolhedores e desafiantes. |
EI01ET02 | Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações | Explorar relações de causa e efeito (transbordar, tingir, misturar, mover e remover etc.) na interação com o mundo físico. |
EI01ET03 | Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações | Explorar o ambiente pela ação e observação, manipulando, experimentando e fazendo descobertas. |
EI01ET04 | Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações | Manipular, experimentar, arrumar e explorar o espaço por meio de experiências de deslocamentos de si e dos objetos. |
EI02CG01 | Corpo, Gestos e Movimentos | Apropriar-se de gestos e movimentos de sua cultura no cuidado de si e nos jogos e brincadeiras. |
EI02CG03 | Corpo, Gestos e Movimentos | Explorar formas de deslocamento no espaço (pular, saltar, dançar), combinando movimentos e seguindo orientações. |
EI02TS03 | Traços, Sons, Cores e Formas | Utilizar diferentes fontes sonoras disponíveis no ambiente em brincadeiras cantadas, canções, músicas e melodias. |
Eixos de Trabalho
EIXO | DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO |
---|---|
Movimento | Reconhecimento progressivo de segmentos e elementos do próprio corpo por meio da exploração, das brincadeiras, do uso do espelho e da interação com os outros. |
Movimento | Expressão de sensações e ritmos corporais por meio de gestos, posturas e da linguagem oral. |
Artes Visuais | Exploração e manipulação de materiais, como lápis e pincéis de diferentes texturas e espessuras, brochas, carvão, carimbo etc.; de meios, como tintas, água, areia, terra, argila etc.; e de variados suportes gráficos, como jornal, papel, papelão, parede, chão, caixas, madeiras etc. |
Linguagem oral e Escrita | Uso da linguagem oral para conversar, comunicar-se, relatar suas vivências e expressar desejos, vontades, necessidades e sentimentos, nas diversas situações de interação presentes no cotidiano. |