Colagem com Grãos de Milho
A arte de colagem com grãos e sementes auxilia no desenvolvimento da percepção sensorial, coordenação motora fina e criatividade das crianças da creche. Com esta atividade educativa você ainda pode trabalhar diversos temas, como artes plásticas, matemática, alimentação, entre outros, proporcionando um lúdico processo de ensino e aprendizagem aos alunos da educação infantil.
Sugestões de Trabalho
- Peça que as crianças observem e identifiquem a ilustração na ficha de atividades. Peça para contarem o que acham que a galinha e os pintinhos estão fazendo, incentivando-as a expressar suas ideias e opiniões.
- Apresente às crianças a atividade educativa proposta na ficha. Converse com elas e diga que a galinha precisa encontrar seus pintinhos, por isso precisamos levá-la até eles.
- Disponibilize giz de cera e oriente as crianças a traçarem o caminho da galinha até seus pintinhos. Em seguida, distribua grãos de milho para cada criança e peça que colem os grãos no caminho.
- Separe latas ou garrafas plásticas pequenas e, junto com as crianças, confeccione um chocalho com a lata e alguns grãos de milho. Explore o som que este chocalho produz.
- Organize uma roda de conversa com as crianças. Comente com elas a importância do milho para nossa saúde, explicando que ele é uma grande fonte de energia da qual precisamos para crescer, estudar e trabalhar. Comente também sobre os diferentes tipos de alimentos como as frutas, verduras e outros tipos de grãos (arroz, feijão, etc.).
- Disponibilize massinha de modelar e argila para crianças e ajude-as a confeccionar uma galinha ou os pintinhos com a massinha, os ovos da galinha com a argila, etc. Você pode também utilizar materiais recicláveis para confeccionar uma galinha, por exemplo garrafas pet, caixas de ovos, etc.
- Trabalhe com as crianças músicas como "A Galinha Pintadinha", "A Galinha do Vizinho", "Pintinho Amarelinho", etc. Faça gestos e movimentos conforme a música. Ainda, com a música "A Galinha do Vizinho" você pode introduzir números de 0 a 10 e contar com as crianças conforme a música.
- Trabalhe também com histórias e contos infantis como "A Galinha Ruiva", "A Galinha dos Ovos de Ouro", "A Galinha que Sabia Ler", etc.
- No final aula, com os alunos em roda, apresente à eles espigas de milho. Questione-as de onde vem o milho, como as plantas crescem, etc e incentive-as a expor suas ideias. Por fim, para tornar lúdico o aprendizado e conscientizá-las do cuidado com as plantas, proponha o plantio de sementes de milho em bandejas. Cuide para que recebam luz e água e, ao longo das semanas, oriente as crianças a observarem a germinação das sementes e crescimento do milho.
BNCC - Base Nacional Comum Curricular
CÓDIGO | CAMPOS DE EXPERIÊNCIA | OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO |
---|---|---|
EI01EO04 | O eu, o outro e o nós | Comunicar necessidades, desejos e emoções, utilizando gestos, balbucios, palavras. |
EI01CG02 | Corpo, Gestos e Movimentos | Experimentar as possibilidades corporais nas brincadeiras e interações em ambientes acolhedores e desafiantes. |
EI01CG05 | Corpo, Gestos e Movimentos | Utilizar os movimentos de preensão, encaixe e lançamento, ampliando suas possibilidades de manuseio de diferentes materiais e objetos. |
EI01EF04 | Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação | Reconhecer elementos das ilustrações de histórias, apontando-os, a pedido do adulto-leitor. |
EI02EO04 | O eu, o outro e o nós | Comunicar-se com os colegas e os adultos, buscando compreendê-los e fazendo-se compreender. |
EI02CG05 | Corpo, Gestos e Movimentos | Desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle para desenhar, pintar, rasgar, folhear, entre outros. |
EI02TS02 | Traços, Sons, Cores e Formas | Utilizar materiais variados com possibilidades de manipulação (argila, massa de modelar), explorando cores, texturas, superfícies, planos, formas e volumes ao criar objetos tridimensionais. |
EI02TS03 | Traços, Sons, Cores e Formas | Utilizar diferentes fontes sonoras disponíveis no ambiente em brincadeiras cantadas, canções, músicas e melodias. |
EI02EF01 | Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação | Dialogar com crianças e adultos, expressando seus desejos, necessidades, sentimentos e opiniões. |
EI02ET03 | Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações | Compartilhar, com outras crianças, situações de cuidado de plantas e animais nos espaços da instituição e fora dela. |
Eixos de Trabalho
EIXO | DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO |
---|---|
Movimento | Aperfeiçoamento dos gestos relacionados com a preensão, o encaixe, o traçado no desenho, o lançamento etc., por meio da experimentação e utilização de suas habilidades manuais em diversas situações cotidianas. |
Música | Escuta de obras musicais variadas. |
Artes Visuais | Exploração e manipulação de materiais, como lápis e pincéis de diferentes texturas e espessuras, brochas, carvão, carimbo etc.; de meios, como tintas, água, areia, terra, argila etc.; e de variados suportes gráficos, como jornal, papel, papelão, parede, chão, caixas, madeiras etc. |
Artes Visuais | Exploração e reconhecimento de diferentes movimentos gestuais, visando a produção de marcas gráficas. |
Linguagem oral e Escrita | Uso da linguagem oral para conversar, comunicar-se, relatar suas vivências e expressar desejos, vontades, necessidades e sentimentos, nas diversas situações de interação presentes no cotidiano. |
Natureza e Sociedade | Participação em atividades que envolvam processos de confecção de objetos. |
Natureza e Sociedade | Conhecimento dos cuidados básicos de pequenos animais e vegetais por meio da sua criação e cultivo. |