+

28

Nov 2020

Dinâmicas e Brincadeiras – “Onde está a Touca do Papai Noel?”

By: vaniaegs | Tags: | Comments: 0

O Natal é uma data comemorativa muito especial para as crianças! Apesar de ser também uma data bastante explorada comercialmente, ao trabalharmos esse tema com as crianças, temos a oportunidade de conscientizá-las sobre o verdadeiro sentido do Natal: o amor e a paz entre os povos, o espírito de solidariedade e comunhão. É um ótimo momento para promover reflexões sobre nossas ações, de voltar o olhar ao próximo e percebemos que sempre podemos ser melhor e fazer melhor!

Nesse sentido, as brincadeiras e dinâmicas na Educação Infantil, ajudam a promover essas reflexões de maneira divertida. Elas facilitam a aprendizagem e a experimentação das crianças, ao mesmo tempo que desenvolvem suas habilidades sociais, suas emoções, e vão assim, descobrindo sua identidade e entendendo mais sobre o mundo que as cerca.

Abaixo, montamos uma sugestão para ser desenvolvida com as crianças nessa época. A dinâmica se chama “Onde está a Touca do Papai Noel?” e além de possibilitar uma roda de conversa sobre o Natal, também possibilita o desenvolvimento de habilidades como: agilidade, percepção visual e auditiva, socialização, se colocar no lugar do outro e motricidade. Vamos conferir?

 

“Onde está a Touca do Papai Noel?”

Faixa etária: Educação Infantil

Local: Pátio, Quadra ou Sala de Aula (com as carteiras afastadas).

Materiais: Uma Touca de Papai Noel (Vermelha e Branca)

Desenvolvimento:

Organize a turma. Disponham todos sentados em círculo.

Feito isso, escolha uma criança para começar a brincadeira. A criança escolhida, sentará no meio do círculo e terá seus olhos vendados.

O(A) Educador começa com a Touca na mão. Ele(a) deverá passar a Touca para a criança ao seu lado, e a criança passar para o(a) colega e assim sucessivamente. A Touca tem que ficar passando de mão em mão, de criança em criança.

Nesse momento é interessante que se coloque algumas músicas natalinas. Enquanto a música tocar, a Touca irá passando pelas crianças do círculo.

Depois de um tempo, a criança vendada no meio do círculo deverá falar:

“Papai Noel perdeu sua Touca!

Quem será que achou?

Será que foi um amigo?

Ou será que foi o vovô”

Assim que terminar o verso, a música também deve ser pausada e a criança que está com a Touca deve escondê-la, sentando-se sobre ela.

A criança sentada vendada no meio do círculo, então pergunta: Posso procurar?

Quando o restante responder: SIM! a criança vendada poderá retirar a venda e observar os(as) colegas. Ela terá então duas chances para descobrir com quem está a Touca. Se acertar, as crianças trocam de lugar: a criança no meio do círculo vai para o círculo e a criança com a Touca vai para o meio do círculo ficar vendada. No caso de a criança errar as duas tentativas, será o(a) educador que escolherá qual criança que irá para o meio do círculo.

A brincadeira não poderá terminar até que todos tenham ido para o centro do círculo.

 

Algumas variações para a mesma brincadeira:

A Touca de Natal pode ser substituída por uma Touca normal, ou até mesmo pode ser impressa ou desenhada em um papel e recortada. É só usar a imaginação!

 

Outras Atividades Educativas com o tema Natal:

Ao término da brincadeira, se quiser continuar trabalhando com o tema Natal, deixaremos aqui abaixo, algumas sugestões de atividades:

Colagem com algodão – Papai Noel

Pintura e Colagem – Árvore de Natal

Dentro e Fora – Natal

 

Comentários

Login ou registre-se para postar comentários
X