Devemos ou não, falar sobre o Coronavírus com as crianças?
No meio dessa pandemia que estamos vivendo atualmente, muitos já devem ter se perguntado: “Devemos ou não, falar sobre o Coronavírus com as crianças?” E a resposta para essa pergunta é: SIM!
A informação nesse momento é essencial, assim também como nossa união em tomar todas as medidas preventivas necessárias para passarmos por essa fase difícil. Mas veja bem, informar é diferente de amedrontar, por isso, devemos explicar sobre o coronavírus para as crianças de maneira que não cause pânico e medo, mas sim, que as estimulem a adotarem hábitos de higiene que contribuirão para a não propagação do vírus.
Não é hora para o desespero, mas também não é hora para o descaso. Precisamos encontrar o equilíbrio! Pais, Responsáveis e/ou Educadores(as) precisam se utilizar da serenidade e explicar para as crianças que o coronavírus é um vírus que deixa a pessoa um pouco doente e que tem poder de contágio muito grande, por isso devemos adotar algumas atitudes como:
- lavar as mãos várias vezes ao dia, se possível usar álcool gel;
- evitar sair de casa por um tempo e evitar principalmente lugares com muita gente e aglomerações de pessoas;
- evitar transporte público;
- evitar abraços, beijos e apertos de mãos. Evitar contato físico;
- manter uma distância de até um metro de outra pessoa;
- cobrir nariz e boca com o braço ou um lenço ao espirrar e tossir e lavar logo em seguida;
- tomar muita água e manter-se hidratado;
- lavar as narinas com água ou soro fisiológico várias vezes ao dia;
- ficar em casa se sentir mal, porém, se apresentar sintomas de febre e falta de ar procurar imediatamente uma unidade de saúde.
Explique que isso tudo é uma situação passageira. Pois as autoridades e os adultos já estão cuidando para que tudo fique bem logo. Reforce que durante um tempo teremos que adotar as medidas acima e ter um pouco mais de cuidado, mas que certamente isso tudo vai passar!!
Seja nesse momento para a criança um(a) líder que informa, protege, acolhe e dá a ela a segurança que ela precisa! Procure notícias verdadeiras em fontes oficiais dos órgãos governamentais e tome cuidado com palpites e notícias falsas. Não banalize a realidade, mas também não fique neurótico(a) com ela.
Informação, união, verdade, serenidade, cuidados e solidariedade são as soluções para esse problema que enfrentamos agora. E lembrem-se sempre que “juntos somos mais fortes!”
Abaixo, deixaremos também alguns vídeos elaborados especialmente para as crianças, que explicam de maneira bem lúdica e divertida sobre o coronavírus.
Coronavírus para mostrar para as crianças.
Coronavírus explicando para as crianças.
De criança para criança: conselhos sobre o coronavírus.
Deixaremos aqui também “Uma Cartilha explicativa sobre o Coronavírus” que foi elaborada pela psicóloga e professora Manuela Molina, gestora do site MindHeart , e pode ser utilizada por pais e educadores do mundo todo para explicar o tema para as crianças.
Comentários
CarolKwoll
Comentários